A partir de hoje… LUTAR ainda mais pelo meu Sporting!

1 de Maio de 2008 – 17:50

Existem momentos nas nossas vidas que servem de catalizadores, motivadores fundamentais para os dias e lutas que se seguem.

 

Se existe momento com estas características para o Movimento Leão de Verdade ele aconteceu hoje, dia 1 de Maio de 2008, com a notícia publicada pelo diário desportivo Record, o qual dedica praticamente uma página a um tema curioso: o status de quotização e filiação dos membros que dão a face pelo movimento de cidadania Leonino que vos escreve nestas páginas.

 

O artigo em causa podia ser mais informativo e rico de conteúdo jornalístico de grande interesse. O diário que o publica podia, por exemplo, ter aproveitado o levantamento que aparentemente fez sobre a situação de três dos membros do movimento e procurar, junto do Sporting Clube de Portugal, obter números interessantes como sejam o número de sócios que deixaram de pagar quotas deste o último acto eleitoral, ou mais especificamente os números que marcam o comportamento associativo da geração de associados que integramos, que agora nos seus trintas, viveu o “jejum” Sportinguista de primeiro balcão e no entanto dá neste momento sinais de movimentação activa e/ou abandono da causa. Seriam certamente dados interessantes a analisar. Mas não foi isso que o diário Record fez. O diário Record optou por reservar praticamente uma página  para referir apenas que o nosso membro mais activo esteve 3 anos sem pagar quotas, que outro membro é recém filiado e que eu, que assino este texto, apesar de detentor de um “respeitável” (segundo a leitura Record) número de associado 9.576, tenho 1 ao e meio de quotas por pagar, desde o mês de Dezembro de 2006.

 

Infelizmente o diário Record não me deu qualquer oportunidade, de explicar porque, após mais de 25 anos de associado, optei em consciência por deixar de pagar quotas. É lamentável. Perdeu-se uma boa, embora provavelmente incómoda, oportunidade de partilhar com todos os Sportinguistas razões e motivos que levam um adulto ainda jovem, mas com todo um passado representativo de filiação que me coloca como sócio mais antigo que o próprio presidente do conselho directivo do Sporting Clube de Portugal, a tomar uma decisão destas, que como devem imaginar, muito me custou.

 

Não vou maçar os visitantes do nosso site com as razões, até porque tenho ainda esperança de as conseguir partilhar com todos os sportinguistas caso me seja dada a hipótese de responder, no diário Record ou noutro meio de comunicação, à notícia que hoje foi publicada, mas elas são óbvias, a partir do momento em que vos confirmo que estive na Assembleia Geral do Pavilhão Atlântico e que participei no último acto eleitoral do Sporting Clube de Portugal, cumprindo a minha obrigação de associado.

 

Posso também afirmar aqui que, apesar de saber que o Sporting CP prepara um perdão de quotas aos associados em falta vou, como havia já informado os meus companheiros de luta pelo Sporting, regularizar a minha situação para poder assinar o pedido de Assembleia Geral que solicitamos. Porquê? Porque existem duas entidades que me merecem este esforço: o movimento Leão de Verdade, nomeadamente o Frederico e o Francisco, apoiados por outros Sportinguistas que muito têm feito pela nossa causa, que é o Sporting Clube de Portugal, e por outro lado a instituição Sporting em si, fenómeno global que me deu algumas das maiores alegrias da minha vida, pela qual verto ainda hoje lágrimas, em momentos de alegria ou tristeza, e com a qual, independentemente de pessoas ou rumos mais discutíveis, me identifico desde o dia em que o meu avô, ilustre sócio cinquentenário, me ensinou a amar este clube como que de um órgão vital do meu corpo se tratasse.

 

Esta na hora de lutarmos pelo que amamos.

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

 

Pedro Maurício da Cunha Ferreira

Sócio número 9.576 do Sporting Clube de Portugal

16 Comentários

» Deixe o seu comentário agora

» RSS feed para comentários neste post
» TrackBack URI

  1. 1

    Perdão de quotas!? Lindo…

    Mas afinal esta direcção não lançou um novo cartão para angariar mais sócios???

    Se há sócios que voltaram a pagar deveriam era agradecer-lhes!!

    Estas notícias só servem para perceber que a direcção anda com medo do Leão? Ou será da VERDADE??

    Comentário por Anónimo a 1 de Maio de 2008 @ 18:07

  2. 2

    Caro Pedro,

    Quando iniciámos esta luta já sabíamos que iria ser difícil.
    Sabíamos da desproporção de meios, do dificuldade passar da mensagem, da capacidade de mobilização de algo que tem dificuldade em sair do espaço cibernético… enfim sabíamos de tudo isso.

    O que não sabíamos era que seríamos alvo deste tipo de situação por parte dos actuais dirigentes do nosso Clube.

    O que não sabíamos, mas depressa suspeitámos, era que as pessoas com responsabilidades dentro do Clube depressa vieram a terreno tentar encontrar, nas nossas vidas privadas algo para nos descredibilizar.

    Não encontrando nada numa primeira fase, veio a segunda. A de questionarem o nosso amor ao Clube pela nossa relação com a secretaria.

    Como já afirmei neste espaço, como noutros, nunca escondi a minha situação de pagamento de quotas. Muito pelo contrário! Publiquei várias vezes a razão do meu não pagamento de quotas e mantenho-a integralmente!

    Mais, hoje depois da saída desta notícia, DIVULGADA PELA DIRECÇÃO DO MEU CLUBE – a informação que foi apresentada apenas poderá ter sido facultada PELA DIRECÇÃO DO SCP -, reforcei a convicção que o meu protesto tinha e continua a ter razão de ser.

    Como é possível que uma direcção, a «nossa» direcção, quando questionada sobre assuntos concretos, não responde e na clássica fuga para a frente, atira com informações reservadas da vida de associados empenhados em ter uma postura séria e responsável, para os jornais?

    É possível com esta direcção!

    Aguardemos por uma AG ORDEIRA, SERENA E PACÍFICA, pois recusamos acreditar nas informações que temos recebido ultimamente sobre os planos para a boicotarem.

    Estaremos atentos!

    E nunca desistiremos!

    Comentário por Frederico Abreu a 1 de Maio de 2008 @ 18:48

  3. 3

    nao sou associado do Sporting Clube de Portugal, mas perante esta cobardia demonstrada pelos responsaveis pelo clube, voçês merecem ainda mais o respeito que ja nutria pelo movimento e pelos elementos em questão.

    Um bem haja a todos e SPORTING ATE’ MORRER !!

    Comentário por skygod @ joe soares a 1 de Maio de 2008 @ 19:26

  4. 4

    Estou do vosso lado, e preciso de informaçoes da vossa parte, a minha pergunta está postada na vossa noticia “Resposta notícia Record 01.05.08″. o meu e-mail é mikeincubus@hotmail.com
    Obrigado e viva o Sporting.

    Comentário por Miguel Ferreira a 1 de Maio de 2008 @ 19:49

  5. 5

    Olá,partilho convosco as inquitações que tenho para com o estado actual do nosso clube. Existem movimentos de notaveis que nada engrandecem e agitam o clube na busca da sua verdadeira essencia, Glória!!No vosso movimento revejo-me, e desde ja vos envio um incentivo para continuarem no vosso bom caminho e do que precisarem da minha parte aqui estarei para disponibilizar o que for necessário em prol do grande Sporting!!! Saudações

    Comentário por Rui Pereira (63295) a 1 de Maio de 2008 @ 19:56

  6. 6

    É evidente que não foram os jornalistas do “Record” que se deram ao trabalho de consultar os ficheiros de associados do Sporting e conferir as situações relatadas. Eles deram a notícia porque o departamento de comunicação do Sporting forneceu os dados. É a única explicação lógica e racional para o caso. A não ser que o ficheiro dos associados e as listas de associados que pagam as quotas ou que não pagam as quotas circulem livremente pelas redacções dos órgãos de comunicação social. Como diz o “Leão de Verdade”, o caso “é bem o retrato do clima de condicionamento da opinião e sua expressão que alastra no Sporting Clube de Portugal, realidade que, apesar de só agora se ter tornado publicamente evidente, é por nós há muito conhecida e experimentada, e que é também do conhecimento dos sportinguistas, que não terão dificuldade em identificar os mecanismos, as cumplicidades e até os protagonistas que estão na origem do presente episódio”.
    Um episódio feio e lamentável, porque divide ainda mais os sportinguistas e demonstra tudo aquilo que o Sporting Clube de Portugal não deve ser: um espaço de caciquismo bafiento, de falta de liberdade, de controleirismo inaceitável, em suma, um espaço pouco ou nada desportivo.
    O presidente da assembleia geral, Rogério Alves, que é uma pessoa de bem, e que dirige as assembleias gerais com um notório espírito democrático, deveria ter vergonha do que se está a acontecer na sequência desta saga da assembleia geral que é pedida e que não é agendada. O que parece é que há muito para esconder. E, nestas coisas, o que parece, é. Primeiro era preciso dinheiro para alugar uma sala. Agora, quem pede a assembleia geral não tem credibilidade. Isto não é o Sporting Clube de Portugal!…

    Comentário por LEÃO DA ESTRELA a 1 de Maio de 2008 @ 23:21

  7. 7

    Leão da Estrela,

    Apenas uma correcção que importa fazer. O Leão de Verdade ainda não entregou o requerimento de pedido de AG extraordinária ao presidente da mesa da AG.

    Contamos fazê-lo ainda no princípio do mês de Maio.

    Sobre a informação divulgada, não restam dúvidas de onde proveio!

    Existe um nome que NUNCA TINHA SIDO público até à publicação desta notícia.

    Os nomes que surgem na notícia são os únicos e totalmente coincidentes com os signatários de pedidos de esclarecimento junto da DIRECÇÃO do Clube.

    Para além da divulgação dos nomes tornados públicos a situação de sócios do Clube ao ser divulgada através de um jornal - cujo jornalista me ligou às 23horas do dia anterior -, VIOLOU claramente a protecção de dados a que todos temos direito.

    O Leão de Verdade - Movimento de Cidadania Sportinguista irá até ás ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS no apuramento de responsabilidades relativamente a este caso.

    Comentário por Frederico Abreu a 2 de Maio de 2008 @ 0:11

  8. 8

    Apenas uma nota para dizer que a minha posição sobre tudo isto foi publicada imediatamente após ter sabido de todo este lamentável embrulho aqui.
    SL

    Comentário por master lizard a 2 de Maio de 2008 @ 0:48

  9. 9

    Master Lizard,

    O seu comentário foi lido prontamente, como é hábito, e coincidente com o entendimento que temos sobre o assunto.

    Queremos levar este assunto até às últimas consequências!

    Comentário por Frederico Abreu a 2 de Maio de 2008 @ 1:02

  10. 10

    Sou Sócio 49211 do Sporting
    Tenho as quotas em dia, não porque concorde com os actos de gestão desta Direcção mas porque adoro este Clube.
    No entanto, sendo eu de Pombal, era até o ano passado sócio efectivo. pagava 36 euros de trÊs em três meses. Fazia-o apenas por amor a este clube.
    Contudo, e

    Comentário por Filipe Leitão a 2 de Maio de 2008 @ 1:05

  11. 11

    Sou Sócio 49211 do Sporting
    Tenho as quotas em dia, não porque concorde com os actos de gestão desta Direcção mas porque adoro este Clube.
    No entanto, sendo eu de Pombal, era até o ano passado sócio efectivo. pagava 36 euros de trÊs em três meses. Fazia-o apenas por amor a este clube.
    Contudo, e
    - após venderem praticamente todo o património não desportivo do clube por tuta e meia.
    - após delapidarem o plantel, vendendo o NANI, Ronaldo, Quaresma, Simão, Hadji,etc, etc ( são tantos )
    -apos comprarem Tiuis, Faneruds, Purovics,e outros que deus me livre…..

    Ainda nos vêm dizer que continuamos com um passivo de 238 milhões??????

    Hoje sou apenas sócio correspondente. Com as quotas em dia.
    Estou no entanto a pensar em ir votar pela 1ª vez no proximo acto eleitoral. E quando houver assembleia ,…lá estarei.
    É Urgente que eles Saiam. Nunca senti o Sporting tão longe dos sócios. Nunca senti o Sporting tão longe de tudo.

    Comentário por Filipe Leitão a 2 de Maio de 2008 @ 1:12

  12. 12

    Carissimos Leões

    Sou sócio do SCP com o num. 13148 e quotas em dia. Mas tal como vocês, já estive por muito tempo sem as pagar, tenha sido pela famigerada quota extraordinária do Santana Lopes, quer pela péssima gestão a que nos temos de sujeitar.

    De qualquer modo parece-me que só têm de agradecer esta acção de divulgação, promovida pelo Record, pois eu por exemplo não conhecia o vosso movimento, mas revejo-me nele a 100 %, podendo já afirmar, que se vossa linha se mantiver podem contar com os meus 21 votos na próxima AG.

    Estranha-se a preocupação com os numeros de sócio e pagamento de quotas, quando o nosso presidente, apresenta ele mesmo um número se sócio bem elevado. É curioso.

    Todos nós nos lembramos da travessia do deserto que o Spoting passou durante 18 anos sem ganhar títulos.
    Alguma vez tivemos dúvidas da grandiosidade do nosso clube?
    Agora temos um presidente que diz na TV nacional que o Benfica é o maior.
    Alguma vez pusemos em causa o ecletisomo?
    Agora temos uma direcção cata vento que ou quer acabar com as modalidades ou utiliza-as para amenizar os falhaços no futebol
    Por algum momento o clube foi dirigido por entidades externas?
    Hoje em dia temos como presidente um bancário glorificado, uma peça numa hierarquia a que ele tem de se sujeitar sob pena de perder o emprego.

    É isto que pretendemos para o nosso clube!

    Força, vão em frente, contem com o meu apoio.

    Comentário por José Pedro Rodrigues a 2 de Maio de 2008 @ 11:03

  13. 13

    Eu também gostava…

    - “Ó MDC…dá-me aí 1000m2 para eu construir um pavilhão numa das zonas mais nobre da cidade”…pois…
    - “Ó BES (sempre o mesmo visado)…perdoa-me as dívidas para eu comprar jogadores de qualidade”… pois…
    - “Ó malta, as quotas aumentam mais 2 euros para pagar o ordenado ao tipo do tiro com arco”…pois…
    - “Ó putos, vamos aumentar-vos o ordenado para não saírem…os mais experientes ficam a ganhar o que ganham que estão muito bem…” … pois…

    Meus caros… por princípio toda a gente concorda com as vossas medidas mas… já pararam para pensar que se a actual Direcção não aplica muitas destas ideias é porque elas não são aplicáveis???!!

    As que são…muito bem, peçam reunião com a Direcção e ajudem os senhores a fazer um melhor trabalho em prol do Sporting e todos os Sportinguistas. Chega de se porem em bicos de pés para crescerem!

    Força Sporting!!

    Saudações Leoninas!!

    Comentário por Ratata a 2 de Maio de 2008 @ 11:34

  14. 14

    José Pedro Rodrigues,

    Obrigado pelo seu apoio.

    Quero desde já informar que existe uma forma de nos apoiar de forma directa e inequívoca: ASSINANDO A CONVOCAÇÃO DA AG!!

    Pode clicar em «CONVOCAÇÃO DA AG» no menu da esquerda desta página e encontrará toda a informação para o fazer.

    Queremos discutir argumentos e factos. Em AG.

    Comentário por Frederico Abreu a 2 de Maio de 2008 @ 12:57

  15. 15

    Ratata,

    «(…) já pararam para pensar que se a actual Direcção não aplica muitas destas ideias é porque elas não são aplicáveis???!!»

    Por que razão diz que não são aplicáveis? Conhece os negócios em pormenor? Se os conhece explique porque não são aplicáveis tais ideias.

    Sobre a relação que mantemos com o Clube, devo informar que a mesma se tem processado através de cartas pedindo esclarecimento e fazendo sugestões.

    Das respostas, o essencial não vem. O SCP não mostra nem esclarece nada.

    Queremos discutir estes negócios em sede própria - AG - e o que pedimos parece-nos muito aplicável:

    1. Auditoria com apresentação de contas consolidadas.

    Muito fácil aplicação, haja vontade.

    2. Concurso para renegociar a dívida existente através de concurso aberto à banca nacional e estrangeira. ´
    Dissipar-se-iam todas as dúvidas sobre as ligações entre a direcção e o sindicato bancário. Pensamos que o principal interessado nesta medida seria a direcção actual alvo de críticas que poderia desfazer.

    Fácil aplicação, haja vontade.

    3. Negócio terrenos antigo estádio, ainda em aberto. Aqui o SCP deverá fazer uma renegociação com a MDC. Existem premissas que são muito penalizadoras para o Sporting. No passado, quando existiu vontade, conseguiu-se renegociar - com o mesmo comprador - património já vendido com bastante sucesso.

    Existem parcelas ainda em aberto e temos, muitas dúvidas sobre o preço que as mesmas serão vendidas. Existem ainda outros temas sobre este negócio que deveriam ser tidos em consideração.

    Díficil aplicação, haja muita vontade e profissionalismo, que manifestamente NÃO HOUVE!

    4. Património não desportivo, terá de se averiguar se as deliberações da AG não foram VIOLADAS, relativamente ao montante total do encaixe, e à forma como as comissões foram pagas.

    Fácil aplicação, haja vontade, que obviamente não há.

    Comentário por Frederico Abreu a 2 de Maio de 2008 @ 13:13

  16. 16

    Revelações explosivas:

    O carteiro, o Simões e outros cabrões

    http://resistencia06.blogspot.com/

    Comentário por Resistente06 a 2 de Maio de 2008 @ 17:48


Deixe um Comentário

  1. XHTML: Pode usar estas expressões: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>