Resposta notícia Record 01.05.08

1 de Maio de 2008 – 17:03

Caros Sportinguistas,

No jornal “Record” de hoje publica-se uma peça alusiva à situação associativa de três elementos do Leão de Verdade. O rigor impede-nos de lhe chamar “notícia”, pois o substrato informativo é nulo e, pelo contrário, as intenções malévolas são evidentes. Passamos a responder:

O Movimento Leão de Verdade não tem qualquer relação institucional com os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal.

Nos termos dos Estatutos do Clube, são os sócios, individualmente considerados, os detentores de direitos – nomeadamente o de solicitar informações e apresentar sugestões. Na estrita observância destas normas e no exercício dos direitos que lhes assistem - e sem sombra do “destaque” que a peça lhes atribui -, os visados têm encetado esforços no sentido de obter esclarecimentos sobre diversas questões relativas à gestão do Clube, dirigindo cartas aos órgãos sociais competentes em cada matéria, e recebendo respostas que infelizmente não têm dado cumprimento àqueles direitos (assunto do qual oportunamente se dará conta).

A este respeito, esclarecemos que o pagamento de quotas em atraso é uma figura prevista estatutariamente (e que dá lugar à recuperação da numeração e antiguidade e à plena posse de todos os direitos associativos) e que os pedidos de informações aos órgãos sociais podem ser formulados por qualquer sócio efectivo, independentemente da sua antiguidade.

A identidade, número de sócio e situação associativa dos visados constituem informação reservada e que respeita apenas e só à sua relação com o Sporting Clube de Portugal. Tendo em conta que os visados a não forneceram a qualquer jornalista, é inevitável a conclusão de que tal informação foi facultada por alguém dentro do Clube – o que é por si só lamentável e justificará reacção na sede própria.

Mais lamentável ainda é constatar-se que, às comunicações dirigidas aos órgãos sociais, estes responderam, pela via “oficial”, de forma cordata e sem questionarem a legitimidade dos visados, apenas para que a reacção “oficiosa” surgisse na imprensa, revelando informação reservada e procurando atingir a credibilidade de sócios que actuam no exercício dos seus direitos.

Registamos como sintomático que, a questões colocadas de forma rigorosa sobre realidades concretas da gestão do Sporting Clube de Portugal, se prefira responder pondo em causa o Sportinguismo de quem questiona, em lugar de abordar o objecto das questões.

O Leão de Verdade nasceu, vive e viverá como Movimento de Cidadania. É sua vocação congregar todos os que fazem parte da comunidade afectiva que é o Sporting Clube de Portugal, sejam eles simpatizantes, adeptos, atletas, sócios recém-filiados ou cinquentenários, quaisquer que sejam as vicissitudes da sua relação com o Clube.

Não possui qualquer “espécie de comissão” organizada e é inteiramente aberto à participação de todo e qualquer Sportinguista nas suas actividades, participação esta que tem reflectido a diversidade de formas como os Sportinguistas se relacionam com o seu Clube, fazendo parte do Movimento desde sócios com décadas de filiação a simples adeptos.

A decisão de ser ou deixar de ser sócio e de pagar ou deixar de pagar quotas depende de diversos factores, todos eles do domínio estritamente pessoal de cada Sportinguista, razão por que toda e qualquer decisão nessa matéria deve ser escrupulosamente respeitada. O Leão de Verdade guarda esse escrúpulo, ainda que quem de direito o não faça.

Nunca usaremos a falta de pagamento de quotas ou o número de sócio como argumento de discussão ou para questionar o Sportinguismo de quem quer que seja – e que fácil seria enveredar por esse caminho, atento o historial associativo de alguns dos mais altos dirigentes do nosso Clube. Pelo mesmo motivo, também não admitiremos que o Sportinguismo dos membros do Leão de Verdade seja posto em causa dessa forma.

Num momento em que decorre uma campanha de angariação de novos sócios, e sabendo-se estar para breve um perdão de quotas destinado a recuperar sócios não pagantes, a peça a que se responde, estribada em informação necessariamente fornecida pela estrutura do Clube, constitui uma desconsideração e um insulto a todos os novos sócios que pretendam filiar-se e àqueles que, tendo optado por deixar de pagar quotas ou, porventura, atravessado dificuldades económicas que os impedissem de o fazer, queiram agora regularizar a sua situação, resultando desde já evidente haver quem considere que tais sócios estarão, à partida, diminuídos no seu direito de escrutínio e na sua liberdade de opinião.

A peça a que se responde é bem o retrato do clima de condicionamento da opinião e sua expressão que alastra no Sporting Clube de Portugal, realidade que, apesar de só agora se ter tornado publicamente evidente, é por nós há muito conhecida e experimentada, e é também do conhecimento dos Sportinguistas, que não terão dificuldade em identificar os mecanismos, as cumplicidades e até os protagonistas que estão na origem do presente episódio.

Sem falsas modéstias, o Leão de Verdade tem noção de que é uma das mais importantes manifestações de vitalidade associativa na história recente do Sporting Clube de Portugal, com tudo o que isso tem de incómodo para quem neste período vem exercendo o poder de forma majestática e se desabituou de ser questionado e de conviver com a diversidade de opinião.

Não nos atemorizamos com golpes baixos e prosseguiremos com todas as iniciativas planeadas, em obediência a uma reflexão amadurecida sobre o passado, o presente e o futuro do Sporting Clube de Portugal. Firme no seu caminho e determinado contra o unanimismo e a repressão do pensamento, o Leão de Verdade apela à participação de todos os Sportinguistas que igualmente não se resignam perante este estado de coisas, convidando-os a assinar o requerimento para convocação da Assembleia Geral Extraordinária e a, com o seu nome, darem cada vez mais força à vontade de mudança.

12 Comentários

» Deixe o seu comentário agora

» RSS feed para comentários neste post
» TrackBack URI

  1. 1

    Acabei de ler a noticia, facto que me levou a vir logo aqui para saber se teriam reagido ao “sujo” contra-ataque da vergonhosa direcçao que temos. Fiquem sabendo que já lá postei o meu comentário em protesto á direcçao do sporting e ao jornal record visto aquilo nao ser “noticia”. Como já referi em comentários anteriores, eu deixei de ser sócio á muitos e muitos anos por razoes que já expliquei e devido á minha revolta já ser demasiado enorme, gostaria de saber o que terei que fazer para voltar a fazer-me sócio, pergunto isto pq á muitos anos quando tentei voltar a ser sócio, queriam que eu pagasse as cotas todas desde que tinha deixado de ser. Ainda se processa assim, já agora deem-me os valores de todas as despesas que sao necessarias para ser socio, pois tenciono voltar a se-lo e apoiar com todo o mesmo esforço o vosso movimento.
    Obrigado e viva o Sporting.

    Comentário por Miguel Ferreira a 1 de Maio de 2008 @ 19:41

  2. 2

    Miguel Ferreira,

    Para voltar a regularizar a sua situação tem duas hipóteses:

    1. Pagar as quotas em atraso.
    2. Refiliar-se, ou seja, fazer-se sócio como se fosse a primeira vez, onde lhe é atribuido o último número disponível.

    Nota: Apenas depois de 12 meses como associado poderá usufruir do direito de voto, quer em eleições quer em AG’s.

    Comentário por Frederico Abreu a 1 de Maio de 2008 @ 20:00

  3. 3

    li a noticia de manhã e fiquei enojado. sò demostra respeito e medo do movimento de cidadania leão de verdade.
    Força, não desistam porque todos junto vos faremos umas costas bastante largas .

    abraço

    assim é q é!

    Comentário por pedro_tantum a 1 de Maio de 2008 @ 20:01

  4. 4

    Nos famosos perdoes de cotas em atraso, referem-se a todas que estao em atraso, ou a só um determinado numero de meses?

    Comentário por Miguel Ferreira a 1 de Maio de 2008 @ 20:12

  5. 5

    Não tenho dados para dar essa informação.

    Sei apenas que está previsto um perdão de quotas a ser implementado muito em breve.

    Comentário por Frederico Abreu a 1 de Maio de 2008 @ 20:29

  6. 6

    Quero informar que existe uma forma que todos, enquanto Sportinguistas e sócios, devem tomar:

    ASSINAR A CONVOCAÇÃO PARA AG!

    AOS QUE JÁ ASSINARAM, ANGARIEM MAIS SÓCIOS PARA A ASSINAR!

    Continuamos a acreditar que apenas mobilizados poderemos mudar o estado de coisas dentro deste Clube.

    A começar pelo respeito pelos sócios!

    Este é um Clube que cada vez mais está marcado pelo cunho do seu presidente que afirmou que quer um Clube sem sócios mas com investidores, e com simpantizantes que não se intrometam na gestão do Clube.

    Estamos a constatar, mais uma vez, isso mesmo!

    Comentário por Frederico Abreu a 1 de Maio de 2008 @ 20:35

  7. 7

    TB li a noticia e acho vergonhoso a direcçao do SCP publicitar o estado de quotizaçao dos associados.
    Eu desisti de ser socio quando percebi que o denomindo projecto roquette ia ser um fiasco,bom mas sao coisas passadas.
    Tb eu pretendo voltar a ser socio e vou tentar me informar de como faze lo.
    Mais uma vez hj ao assistir ao SCP-SLB em juniores percebi a grandeza do nosso Sporting,decididamente os socios e simpatizantes do Sporting estao sempre com o club desde que nao se sintam enganados.

    Deixo uma pergunta no ar: esse tal perdao de quotização não terá a ver com a campanha de angriaçao de socios,assim, a campanha será sempre um sucesso?

    Comentário por lagarto a 1 de Maio de 2008 @ 21:14

  8. 8

    Fica aberta a porta a investigarem quem do conselho leonino e da direccao teve quotas em atraso e a mandarem essa informacao para o jornal Record publicar.

    Comentário por Joaquim a 2 de Maio de 2008 @ 0:16

  9. 9

    Joaquim,

    Sendo certo que talvez houvessem surpresas, não entendemos que o Clube e os sócios se devam relacionar na praça pública.

    Este episódio é lamentável em si mesmo e (mais)condenável por vir da instituição Sporting Clube de Portugal, via sua direcção.

    Comentário por Frederico Abreu a 2 de Maio de 2008 @ 1:05

  10. 10

    Como já prostei na centuria, acho nogento o que se passou, foi um autentico tiro no pé. Não sou sócio e sou do norte, mas deixo aqui o meu apoio a voçês, força, tenho exactamente as mesmas opniões que voçês.

    Comentário por José Relva a 3 de Maio de 2008 @ 17:09

  11. 11

    Caros sportinguistas

    O Soares Franco veio agr com um novo coelho a cartola: o Project Finance acordado com o BES e o BCP vai reduzir o passivo do clube em 85 milhões de euros.

    Mas alguém acredita nisto? O que ele quer é n ser contestado na AG e continuar em funções para que o nosso clube esteja cada vez mais nas mãos dos bancos.

    Eu perguntou-me: Porque é que ele incluiu no project finance, os passe do Moutinho e Veloso? Os jogadores são pessoas e não imóveis.

    Espero que na AG os sócios presentes dêem a comnhecer a sua indignação e expulsem esse senhor e a sua escumalha directiva do clube!

    Saudações leoninas

    Comentário por Fernando Silva a 3 de Maio de 2008 @ 21:07

  12. 12

    Fernando Silva,

    A entrevista que o presdidente deu a alguns órgãos de comunicação é ainda pouco clara para podermos tirar cocnclusões.

    Talvez duas:
    1. Que a única garantia que temos relativamente à redução efectiva do passivo vem do encaixe da próxima tranche da venda dos terrenos antigo estádio à MDC.

    2. OS valores são mais uma vez contraditórios. Se no DN são referidos 25M€ já no Record são 35M€.

    A falta de rigor, mais uma vez.

    Comentário por Frederico Abreu a 6 de Maio de 2008 @ 12:36


Deixe um Comentário

  1. XHTML: Pode usar estas expressões: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>