Quem nos defende do ‘Sistema’, ou ainda, quem nos defende de nós próprios?

16 de Novembro de 2008 – 18:58
Tag: Sócios

No âmbito da acção do Movimento Leão de Verdade, não falamos de resultados desportivos. Damos os parabéns a todos os Sportinguistas pelas vitórias, que são suas, abstendo-nos de comentar as derrotas.

Defendemos e apoiamos o nosso Clube em todas as situações. Especialmente no que toca a defender o Clube de agressões exteriores, sejam clubes adversários, organismos desportivos (quando a sua conduta assim o obriga), árbitros (quando erram) entre outros.

O Clube por seu lado, tem de ter capacidade de resposta, à altura da tradição que existe no Sporting. Todos os Sportinguistas deverão confiar na estrutura que desempenha as funções em prol da defesa do Clube.

Essa resposta deverá vir da estrutura organizativa do Clube, fazendo acreditar que a hierarquia existe e funciona.

Acho por isso estranho que quando o nosso Clube é injustiçado, nomeadamente no futebol profissional, essa mesma estrutura não apareça a dar cara e lutar pelo Clube.

Não falo apenas da recente polémica do jogo com o FCPorto para a Taça de Portugal. Falo de todas as vezes que o Sporting foi prejudicado e não soube (e continua sem saber) dar resposta adequada, através das pessoas que o deveriam fazer com toda a veemência.

Afinal, quem é o responsável pelo futebol profissional no nosso Clube?

O presidente Soares Franco que diz não se envolver na gestão corrente? Que anulou todo o capital acumulado pelo presidente Dias da Cunha na sua luta contra o Sistema?

Será que o Sporting tem um gestor para o futebol? Será o vice-presidente Ribeiro Teles? Mas se o é, quando e em que circunstâncias o vemos a dar a cara pelo Clube? Ou será que nunca o veremos a fazê-lo?

Por muito triste que tenha ficado com a recente eliminação da Taça de Portugal, fiquei ainda mais triste, há alguns anos, quando nos foi roubado um campeonato, a poucos minutos de acabar uma partida decisiva no estádio da luz. Perdemos esse jogo e o campeonato. Perdemos com um golo que não o foi, pois foi precedido de uma falta evidente sobre o nosso guarda-redes na pequena área.

Na altura o presidente Dias da Cunha veio reclamar a falta 1 dia depois do jogo. Foi tarde. Estávamos em plena luta contra o ‘Sistema’ iniciada pelo presidente Dias da Cunha. Na altura foi completamente desacompanhado nessa luta, quer fora do Sporting quer dentro dele.

Houve quem nem sequer achasse que a falta tivesse existido, como foi o caso do então vice-presidente Soares Franco.

Costuma-se dizer na gíria que ‘quem não mata, morre’. Talvez seja um bom retrato do que esteja a acontecer hoje.

O ‘Sistema’ que controla, provavelmente ainda hoje, o futebol, não morreu. A prova disso mesmo são as más arbitragens que continuamos a assistir. Quem não se lembra da derrota com a mão de Ronny (Paços de Ferreira) em Alvalade, quando acabámos esse campeonato a um ponto do 1ºlugar? Eu lembro-me.

E tenho a convicção que o Sporting de hoje, não luta por um futebol limpo, transparente e com Verdade desportiva.

Não luta porque abdicou da luta difícil contra o ‘Sistema’ que parece ainda hoje continuar.

Não luta porque não sabemos quem dá a cara pelo nosso Clube e nos defende até às últimas consequências, doa a quem doer.

Não luta porque não o vemos a lutar.

Não luta, porque quem hoje nos dirige, foi complacente com o ‘Sistema’ que assistimos no tempo do presidente Dias da Cunha e hoje sofre pela sua inacção.

O futebol do Sporting hoje tem um rosto, para o bem e para o mal: é o seu treinador.

Não existe vice-presidente que, para os mais distraídos, chama-se Ribeiro Teles, a dar a cara, nos momentos delicados. Como também não existe director desportivo, que para os mais distraídos, chama-se Pedro Barbosa.

Não pode ser o treinador a assumir as despesas da defesa do nosso Clube. Não podem ser os jogadores a falar - nem sobre o ‘Sistema’, nem sobre os seus colegas. Mas também não pode ser o presidente da Mesa da AG a fazê-lo. Alguém tem de se assumir e por ‘ordem na casa’. Alguém que represente a instituição SCP (esse alguém chama-se SPORTING SAD) tem de se assumir com uma posição enérgica, veemente e acima de tudo oficial.

Não podemos cair na disfunção permanente de fazer comunicados a atacar jornalistas e, imagine-se, antigos presidentes. Temos de atacar a raiz do problema. Essa raiz está no dirigismo do futebol nacional, a quem hoje já ninguém tem dúvidas de chamar ‘Sistema’.

Os actuais dirigentes do nosso Clube são macios e silenciosos. Defendem-nos pouco e escondem-se quando as coisas se complicam.

E isso é intolerável para um Clube com a grandeza do Sporting.

3 Comentários

» Deixe o seu comentário agora

» RSS feed para comentários neste post
» TrackBack URI

  1. 1

    Frederico
    Finalmente alguém põe o dedo na ferida!
    Como é possivel o Vice PARA O FUTEBIOL nunca dar a cara? E o Director Desportivo o que é que lá está a fazer? Haverá alguma coisa por detrás disto tudo?Será que é de prepósito que Ribeiro Telles não dá a cara para passar por bonzinho?Para não se lembrarem dele que tambem tem culpa de todos os tempos maus e aparecer só como o salvador da pátria?Quando lhe der geito? Não nos podemos esquecer que este senhor está lá há mais de 10 anos e quando as coisas correm mal faz-se de vítima e foge.Será cobardia ou estratégia? Ele aprendeu muito com o Carlos Freitas que por sua vez aprendeu com o Pinto da Costa…
    Sem esquecer toda a ADMNISTRAÇÃO DA SAD.Só servem para ganhar dinheiro que os “clientes” (que somos todos nós os sócios) que vamos, como carneirinhos, ainda ao estádio. Compramos as game boxes e os bilhetes E AINDA POR CIMA NÃO TEMOS DIREITO À INDIGNAÇÃO.Se assobiamos ou apupamos têm o descaramento de nos apelidarem de NÃO SPORTINGUISTAS.E eles o que são?Uns vendidos ao PC porque tudo esta vergonha da arbitragem é com o beneplácito da Direcção.O nosso Presidente não se senta ao pé de mais nenhum presidente de 1ª Liga, só com o PINTO da Costa, já repararam?
    Escrevo pela 1ª vez num blog porque encontrei em si finalmente quem está a compreender o que se está a passar e queria que soubesse que não está sózinho.
    O Leão de Verdade tem que continuar a abrir os olhos dos Sportinguistas e não deixar que o nosso SPORTING MORRA.PARABENS

    Comentário por INCONFORMADO a 16 de Novembro de 2008 @ 23:07

  2. 2

    Onde assino??

    Comentário por House a 16 de Novembro de 2008 @ 23:42

  3. 3

    É tudo verdade o que escrevestes.

    Até quando é que vamos ter que aguentar com estes senhores?

    Este momento é mesmo difícil para todos nós, os que gostamos verdadeiramente do nosso SCP!!!

    Bem hajas Movimento Leão de Verdade!!!

    Saudações Leoninas

    Leão do Nordeste

    Comentário por Leão do Nordeste a 17 de Novembro de 2008 @ 11:43


Deixe um Comentário

  1. XHTML: Pode usar estas expressões: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>